https://mail.google.com/support/bin/topic.py?topic=12760
Mas para poupar tempo, vou tentar colocar os caminhos de maneira geral, para que cada um possa configurar em praticamente qualquer cliente de e-mail com suporte à IMAP:
-> O nome é o seu mesmo (que aparecerá para quem receber um e-mail seu);
-> O e-mail é o endereço padrão completo (username@gmail.com);
-> No lugar de POP3, escolha IMAP;
-> O endereço do servidor IMAP é imap.gmail.com;
-> O endereço do servidor SMTP é smtp.gmail.com;
-> O ‘usuário’ (ou username) deve ser completo (username@gmail.com);
-> A senha é a mesma usado no Gmail via Web / POP3;
-> Nas configurações de e-mail de saída (SMTP), deve ser habilitada a opção de ‘conexão segura’ (SSL), e a porta deve ser a 465 (para clientes de e-mail mais antigos) ou 587 (para clientes de e-mail mais novos);
-> Nas configurações de e-mail de entrada (IMAP), deve ser habilitada a opção de ‘conexão segura’ (SSL), e a porta deve ser a 993;
-> Deve ser ativada a opção Meu Servidor Requer Autenticação (ou equivalente);
Então para tirar as dúvidas principal, lá vai…
No geral, eis as diferenças principais entre os dois protocolos:
IMAP: Graças a esse protocolo, é possível ter uma interface de webmail dentro de programas como o Outlook. Pode-se sincronizar todas as pastas que você tem em seu servidor, ou apenas as que você escolher. Pode-se ver apenas os cabeçalhos das mensagens e só então escolher quais baixar. Dá para apagar mensagens sem ter de baixá-las. Pode-se movê-las para outras pastas sem ter de baixá-las. Pode-se baixar apenas o texto de uma mensagem. Como tudo fica no servidor e é lá gerenciado, pode-se acessar e gerenciar as mensagens em casa, no trabalho, no PDA, ou em qualquer PC ou cliente de e-mail compatível com IMAP. Se seu desktop ou PDA der pau, nenhum e-mail será perdido, pois tudo fica no seu servidor. Só saem de lá quando você quiser, como num backup externo, por exemplo.
POP: Nesse protocolo, você tem que baixar todas as mensagens de uma vez. Abriu seu cliente de e-mail, tem que esperar baixar tudo. Dependendo do seu cliente de email, você até pode optar em deixar uma cópia do servidor, ou fugir de anexos pesados, deixando-os para depois. Mas as mudanças que você efetuar no seu cliente (como mover ou deletar mensagens) não se refletirão no servidor. Ainda assim, na hora de baixar as mensagens, você estará sempre restrito ao conteúdo da Caixa de Entrada. As demais pastas são acessíveis somente por webmail.